Prefeitura lança Calçada Segura e propõe urbanismo revolucionário e saudável

Sexta-Feira, 04 de Agosto de 2017

A Prefeitura de Araçatuba lançou o Programa Calçada Segura, na quarta-feira (2), em evento no auditório do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), com palestras de representantes da Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), e apoio técnico da Votorantim Cimentos.

Com o intuito de promover um urbanismo revolucionário, mais funcional e seguro, que favoreça também pedestres e veículos não motorizados, o programa visa tocar a sociedade, empresas e entidades a constituírem parcerias para viabilizar tais mudanças.

A vice-prefeita Edna Flor descreve o programa como uma preocupação que vai muito além da calçada, “pois representa a preocupação do governo com o bem estar do cidadão”. O prefeito Dilador Borges relembrou que seu plano de governo fala em cuidar das pessoas. “Calçada segura é saúde, é evitar acidentes, quedas, sofrimento e prejuízo para a saúde das pessoas. É pensando nas pessoas que a nossa administração está lançando este programa das calçadas”, reforça.

 

“Este programa não tem prazo para terminar porque a cidade vai sempre crescer. Logo, ele estará constantemente sendo implementado. Estamos fazendo a nossa parte buscando recursos junto ao governo federal e nos novos projetos de obras públicas já vão constar a calçada segura”, promete o prefeito.

 



Sociedade engajada

 

O evento contou também com a presença de Cláudio Conz, da Anamaco, gerente de planejamento do Ministério das Cidades, Martha Martorelli. Conz falou da importância do programa também do ponto de vista econômico, a movimentar o comércio de materiais para construção e de mão de obra. Martha Martorelli destacou a efetiva participação da sociedade na iniciativa, valorizando a massiva participação de representantes de vários setores na iniciativa. Foram proferidas também palestras por Erika Mota e Ricardo Moschetti, da ABCP.  




O reitor do Unisalesiano, padre Luigi Favero, citou sua viagem à Europa e a importância que várias cidades dão às calçadas e a mobilidade urbana, em coincidente acordo à informação de que o projeto Calçada Segura seria implantado: “Fiz questão de participar e quebrar o protocolo para dar meu testemunho de aprovação pela iniciativa”.





Primeiros passos


O secretário de Planejamento Urbano e Mobilidade, Tadeu Consoni, apontou como exemplo um projeto que integra o entorno da Santa Casa de Misericórdia com a Praça Jaime de Oliveira.”Resgataremos um espaço público que hoje está muito degradado, criando um ambiente confortável para as pessoas”, explicou a gerente de planejamento Denise Carvalho Schneider, que apresentou o projeto.


Outros pontos referenciais previstos são as calçadas do Cemitério da Saudade e do Estádio Municipal Adhemar de Barros. Consoni informa que o município vai pleitear dinheiro junto ao Ministério das Cidades para implantar o programa em prédios públicos, além de estreitar contatos com engenheiros e arquitetos a incentivar que este tipo de calçada constem em seus projetos.

Texto e fotos por: Imprensa Araçatuba

Comentários
Nome
E-mail
Mensagem
Imagem

Comentários



Novos Parceiros

Pesquisas

Prêmio Anamaco

TOP Anamaco

Escola do Varejo Anamaco