Anamaco

Loja Certificada

 

A Anamaco e a ABNT elaboraram um projeto de certificação para as lojas de material de construção de todo o país com o objetivo de incentivar essas empresas a introduzirem ferramentas de gestão para garantir a qualidade dos serviços prestados, a satisfação dos clientes e a segurança dos funcionários.

O projeto foi desenvolvido com base na norma ABNT NBR 15842:2000 e em requisitos regulamentares e estatutários aplicáveis à atividade e oferece uma avaliação independente da ABNT com indicações sobre os pontos fortes e fracos observados no programa. 

A loja receberá um certificado de conformidade de acordo com o nível em que se candidatou – Prata, Ouro ou Bronze -. O documento tem validade de 3 anos, mas após 12 meses será feita uma auditoria de manutenção, para garantir que a empresa continua no mesmo nível obtido e/ou para uma reavaliação e emissão de certificados de níveis superiores.

 

Níveis de Certificação

O programa é evolutivo e possui três níveis de classificação:

  • Nível Bronze – Para as lojas que atendam a todos os requisitos obrigatórios da lista de verificação e a 60% dos demais requisitos
     
  • Nível Prata -  Para as lojas que atendam a todos os requisitos obrigatórios da lista de verificação e de 61% a 80% dos demais requisitos.
  • Nível Ouro -  Para as lojas que atendam a todos os requisitos obrigatórios da lista de verificação e de 81% a 100%  dos demais requisitos

 

Por que a minha loja deve participar do programa?

Certificar um serviço significa comprovar junto ao mercado e aos clientes que a sua loja possui um sistema controlado, garantindo que as atividades especificadas estão de acordo com procedimentos aprovados. A certificação é uma modalidade de avaliação de conformidade realizada por uma organização independente das partes diretamente envolvidas. Na prática significa que a sua loja está buscando diferenciais de mercado, sempre preocupada em cumprir as normas e exigências específicas do setor, para oferecer atendimento e produtos de qualidade ao cliente. O certificado funciona como uma alavanca para o crescimento da empresa, tanto em termos de credibilidade quanto em termos de transparência e organização corporativa. 

 

A certificação proporciona às lojas, entre outros benefícios:

Melhoria de sua imagem junto aos clientes e ao setor;

Assegurar a eficiência e eficácia dos serviços;

Melhoria do planejamento e controle das rotinas de trabalho;

Reduzir perdas do processo e melhorar a gestão

 

Como funciona o processo de certificação?

O processo é composto das seguintes etapas:

1) A sua loja solicita a abertura do processo de certificação, preenchendo e encaminhando à ABNT a documentação solicitada;

2) A loja realiza a sua autoavaliação e encaminha à ABNT para análise;

3) A ABNT emite uma proposta técnica/comercial e o contrato de certificação e o encaminha à loja;

4) A loja aprova e reenvia a documentação à ABNT;

5) A ABNT então confirma o nível de certificação solicitado e realiza o planejamento da auditoria;

6) A ABNT analisa a autoavaliação da loja;

7) A ABNT realiza a auditoria;

8) A ABNT confirma o resultado da auditoria e emite o certificado de conformidade com as recomendações de seu uso;

9) Auditorias de manutenção de certificação devem ser executadas no intervalo de um ano

 

Baixe o Guia de implementação - Qualidade de serviço para o pequeno comércio

Conheça o material de apoio para compreensão da norma NBR 15842:2010, que define critérios para o comércio obter certificação ABNT e cuja base é utilizada para o Programa de Certificação das Lojas de Material de Construção. Para fazer acessar a cartilha clique aqui.

 

 





Novos Parceiros

Pesquisas

Prêmio Anamaco

TOP Anamaco

Escola do Varejo Anamaco